5 de maio de 2010

Pelos Animais

Neste final de semana foi realizado um mutirão de castração na cidade de Tatuí-SP, coordenado pela Cia.do bicho, do qual tive a honra de participar e trabalhar como voluntária.



Eu não tinha idéia de como esta ação era feita.
Por mais que se leia e saiba a respeito, fazer parte de tudo isso muda tudo... é maravilhoso colocar em prática o que tanto defendemos.

Fui designada, a ajudar no pós-operatório, que no primeiro momento me assustou tamanha sua responsabilidade.
Tive a orientação da Denise (Voluntária também), que com sua experiência de outros mutirões me passou muitas dicas preciosas...aprendi muito.




Eu, juntamente com outras voluntárias monitoramos a respiração de gatos e cachorros após a cirurgia.
Os primeiros 20 minutos eram os mais tensos, porque neste período de tempo a probabilidade de ocorrer problemas com respiração, ter convulsões é ainda maior...podendo se agravar.


A minha gatinha é a terceira da esquerda para direita


Ver o quanto eles dependiam daquele que vigiava seus batimentos; ora fazendo massagens, ora conversando, ora virando de um lado, ora para outro (isso para ativar a circulação), tudo isso mostrava o quanto eram frágeis.

Quando me dei conta, já estava apaixonada e envolvida neste trabalho completamente.

Além da minha gatinha, castrei também as minhas cachorras.

A minha gatinha Joana que adotei no início deste ano e que foi castrada no sábado.




e no domingo foi a vez das minhas cachorras; Bionda ...que teve uma segunda chance depois que a retirei de um CCZ localizado na cidade de Barueri, isso 8 anos atrás..rs



a Lola que encontrei ainda filhote abandonada em uma rua, na cidade de Cotia em 2008 e a sua filhote Belinha, que ninguém quis adotar por ser fêmea.




Desculpem pelas fotos, mas elas não param..rs


Todas passam bem!
Foram castratados ao todo 194 animais nos 2 dias da campanha. SUCESSO!!!


Por favor castrem também os machos...
...não dê de ombros para o que eles fazem ou deixam de fazer com as fêmeas por aí...somos responsáveis, pelo menos deveríamos ser.

Ao mesmo tempo em que melhora a qualidade de vida do animal, a esterilização previne o excesso de animais abandonados que gera, também, em alguns casos, a propagação de doenças transmissíveis a outros da mesma espécie e ao homem.

Além de que é muito triste ver filhotes ou mesmo animais na fase adulta, jogados nas ruas, em estradas, abandonados a própria sorte ou largados na porta daqueles que lutam contra o abandono e maus-tratos, mas que não fazem milagres..., na verdade até que fazem sim....

A luta deles é muito grande para conseguir o mínimo de assistência para os animais que já cuidam, imaginem  mais...só mesmo fazendo milagres.
Por isso a necessidade de doações... e toda a ajuda é SEMPRE muito benvinda.


Se cada um de nós fizer pelo menos um pouco, isso já seria um grande avanço e com certeza os animais agradecem.

Muitas pessoas dão as costas para este tipo de trabalho e infelizmente tem até pessoas influentes, que poderiam fazer muito, mas escolheram não fazer nada....não se envolver.

De coração convido a todos que não conhecem este trabalho de perto, a simplesmente irem a um mutirão de castração, se não puder ajudar, ao menos observar.
Ver o atendimento dos voluntários, da equipe médica, a atenção e o amor dedicado para animais que não são deles, mas que necessitam muito de ajuda.
Você vai chegar de um jeito e sair uma pessoa completamente diferente.

A equipe médica do Dr.Gustavo, que trabalha neste mutirão desde o início;...nossa...não tenho palavras.

No domingo a tarde,...a dor e o cansaço que eu sentia era imenso...estava tensa diante da responsabilidade, mas vendo cada um destes profissionais trabalhando com tanta vontade, prazer e perfeição, me renovou e também fez compreender o verdadeiro significado do que é ter amor pelos animais voluntáriamente.

Parabenizo a toda esta equipe de profissionais do Dr.Gustavo e da Dra Viviane, a Cia.do bicho...(voluntárias e seus "maridos", que fazem parte mesmo sem saber ..rsrs, houve momentos que até o meu, estava envolvido e ajudando..rs), pelo trabalho, dedicação e paixão pelo que fazem.

Parabenizo também a Prefeitura de Tatuí por apoiarem este projeto e ao Vereador e Diretor Quincas por sempre disponibilizar a escola NEBAM (Núcleo de Educação Básica Múnicipal "Ayrton Senna da Silva") para a realização deste evento.

Eles sabem a importância deste trabalho por isso apoiam.

Espero que outras Cidades com seus respectivos dirigentes, tenham Tatuí como exemplo e modelo a ser seguido, para  realizarem e oferecerem o mesmo tipo de serviço a sociedade.

Agradeço em especial a Cristina do Cia. do Bicho, por tudo que fez por mim, pelas minhas pequeninas e principalmente pela oportunidade de trabalhar com ela.
Espero que tenha gostado da minha participação, para que assim eu também possa fazer parte desta equipe de anjos e estar com vocês nesta luta diária.


e é claro, agradeço a você que aceitando o meu pedido, ajudou a divulgar este trabalho disponibilizando um espaço em seu blog para que todos tivessem acesso ao link do Cia.do bicho.

Continuem divulgando!!!
Há muitas maneiras de nos ajudar e das quais precisamos, click AQUI e veja como.

Em breve estarei postando mais fotos deste evento. Aguardem!

beijos a todos;



4 comentários:

  1. Oi Tuka! Obrigada pela visita e pelo carinho!
    Parabéns por esse post!

    No Postando sobre Artes está tendo sorteio. Passa por lá! :)
    http://postandosobreartes.blogspot.com/

    beijos e ótimo dia!

    ResponderExcluir
  2. Olá Querida!!!

    Parabéns pela sua atitude no final de semana, trabalhando como voluntária.

    Acredito que isso tenha feito um bem enorme à vc, com certeza é um trabalho maravilhoso.

    Lindos os seus bichinhos de estimação!!!

    Um grande beijo!

    Ari

    ResponderExcluir
  3. Amei, Tuka, vc disse tudo. A informação é tudo, muitos não conhecem a importância da castração. Vou divulgar o seu blog para os meus alunos. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  4. o amiga fiquei com o coraçao na mao mas aqui as coisas estao meio dificeis p mim,sao mui bichos p eu cuidar sozinha sem ajuda,o que estou ppodendo fazer na hora p te ajudar e divulgar,mas no que me desapertar prometo que te ajudO,beijos

    ResponderExcluir


De tudo um pouco...

Related Posts with Thumbnails